Bruno Botto de Barros da Silveira, Caetano Guilherme Carvalho Pontes, Rodrigo Tavares Bomfim, Maysa Nogueira Ferreira de Barros, Maurício Costa de Araújo, Dario Augusto Oliveira Miranda
Introdução: a reconstrução alveolar de defeitos ósseos verticais ainda constitui um desafio dentro da Implantodontia. Dentre as diversas técnicas empregadas para a correção de tais defeitos, está a distração osteogênica, a qual tem sido descrita como uma técnica empregada para ganho de tecido ósseo e tecidos moles, sobretudo em cirurgias para reconstrução de rebordos alveolares mandibulares e maxilares, com a finalidade de permitir a instalação de implantes osseointegrados bem posicionados e com maior previsibilidade de sucesso quando submetidos a cargas funcionais. Objetivo: o propósito desse estudo foi avaliar a efetividade do procedimento em dois pacientes tratados pela técnica de distração osteogênica alveolar Relato de caso: os casos clínicos foram avaliados quanto ao ganho ósseo através de exame clínico e radiográfico, pré e pós-distração. Resultados: em ambos os casos, constatou-se, ao final do tratamento, ganho ósseo suficiente para posterior reabilitação com implantes. Conclusão: o sucesso relatado na literatura e nos casos apresentados comprova a eficiência da técnica e sua viabilidade clínica.
Palabras Clave: Osteogênese. Distração. Implantodontia.
Cómo citar: Silveira BBB, Pontes CGC, Bomfim RT, Barros MNF, Araújo MC, Miranda DAO. Treatment of vertical alveolar defects by means of osteogenic distraction technique. Dental Press Periodontol Implant Dent. 2012 July-Sept;6(3):52-9.
sábado, 23 de noviembre de 2024 10:02