Dpi

Tratamento de defeitos alveolares verticais pela técnica de distração osteogênica

Bruno Botto de Barros da Silveira, Caetano Guilherme Carvalho Pontes, Rodrigo Tavares Bomfim, Maysa Nogueira Ferreira de Barros, Maurício Costa de Araújo, Dario Augusto Oliveira Miranda

Introdução: a reconstrução alveolar de defeitos ósseos verticais ainda constitui um desafio dentro da Implantodontia. Dentre as diversas técnicas empregadas para a correção de tais defeitos, está a distração osteogênica, a qual tem sido descrita como uma técnica empregada para ganho de tecido ósseo e tecidos moles, sobretudo em cirurgias para reconstrução de rebordos alveolares mandibulares e maxilares, com a finalidade de permitir a instalação de implantes osseointegrados bem posicionados e com maior previsibilidade de sucesso quando submetidos a cargas funcionais. Objetivo: o propósito desse estudo foi avaliar a efetividade do procedimento em dois pacientes tratados pela técnica de distração osteogênica alveolar Relato de caso: os casos clínicos foram avaliados quanto ao ganho ósseo através de exame clínico e radiográfico, pré e pós-distração. Resultados: em ambos os casos, constatou-se, ao final do tratamento, ganho ósseo suficiente para posterior reabilitação com implantes. Conclusão: o sucesso relatado na literatura e nos casos apresentados comprova a eficiência da técnica e sua viabilidade clínica.

Palabras Clave: Osteogênese. Distração. Implantodontia.

Cómo citar: Silveira BBB, Pontes CGC, Bomfim RT, Barros MNF, Araújo MC, Miranda DAO. Treatment of vertical alveolar defects by means of osteogenic distraction technique. Dental Press Periodontol Implant Dent. 2012 July-Sept;6(3):52-9.

sábado, 23 de noviembre de 2024 10:02