Dpjo

Avaliação Cefalométrica em Norma Frontal, das Alterações Dentoesqueléticas produzidas pelo Aparelho Expansor Fixo com Cobertura de Acrílico

Danilo Furquim SIQUEIRA, Renato Rodrigues de ALMEIDA, José Fernando Castanha HENRIQUES

Neste estudo cefalométrico obje- tivou-se avaliar, por meio de radiografias póstero-anteriores, as alterações dentoesqueléticas decorrentes da Expansão Rápida da Maxila (ERM), realizada com o aparelho expansor fixo com cobertura de acrílico. A amostra foi constituída por 22 pacientes (8 do sexo masculino e 14 do sexo feminino) com idade média de 12 anos e 5 meses na época da instalação do aparelho. Todos estes pacientes foram radiografados nas fases pré-expansão, imediatamente após a expansão e após os três meses de contenção ativa com o próprio aparelho, totalizando assim, 66 telerradiografias em norma frontal para a realização deste estudo. Baseando-se na metodologia empregada e nos resultados obtidos, constatou-se: - alterações estatisticamente significantes na largura inferior da cavidade nasal e na largura maxilar, imediatamente após a expansão, mantendo-se estáveis durante o período de contenção; - os molares de ancoragem apresentaram um movimento de vestibularização, tanto em sua porção coronal como radicular; - a distância intermolares inferiores apresentou um pequeno aumento, porém sem significância estatística; - o posicionamento dos incisivos centrais superiores caracterizou-se pela divergência apical e convergência das coroas – as variáveis “AFAI e sobremordida” demonstraram pequenas alterações, porém sem significância estatística.

Palabras Clave: Expansão Rápida da Maxila. Mordida Cruzada Posterior. Radiografia Póstero-anterior. Ortodontia. Cefalometria.

sábado, 23 de noviembre de 2024 08:41