Luciana Baptista Pereira ABI-RAMIA, Felipe Assis Ribeiro CARVALHO, Claudia Torres COSCARELLI, Marco Antonio de Oliveira ALMEIDA
Introdução: o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento de pacientes portadores da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) são essenciais, por se tratar de um distúrbio que pode causar alterações sistêmicas. A efetividade do tratamento da SAOS com aparelhos intrabucais foi demonstrada através de estudos cefalométricos. Objetivo: o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do aparelho de avanço mandibular (Twin Block, TB) no volume das vias aéreas superiores, por meio de tomografia computadorizada Cone-Beam (CBCT). Dezesseis pacientes (6 homens e 10 mulheres) portadores de SAOS leve a moderada, idade média de 47,06 anos, utilizaram um aparelho de avanço mandibular e foram acompanhados por 7 meses, em média. Métodos: foram feitas duas CBCT, sendo uma sem e outra com o aparelho em posição. A segmentação e a obtenção dos volumes das vias aéreas superiores foram realizadas e utilizado o teste t de Student pareado para análise estatística, com 5% de significância. Resultados: houve aumento do volume da via aérea superior com TB quando comparado com o volume sem TB (p<0,05). Conclusão: pode-se concluir que o aumento de volume da via aérea superior observado foi associado ao aparelho de avanço mandibular.
Palabras Clave: Síndrome da apneia obstrutiva do sono. Aparelho de avanço mandibular. Tomografia computadorizada de feixe cônico.
sábado, 28 de diciembre de 2024 06:12