Dpjo

Concordância dos ortodontistas no diagnóstico do Padrão Facial

Sílvia Augusta Braga REIS, Jorge ABRÃO, Cristiane Aparecida Assis CLARO, Renata Ferraz FORNAZARI, Leopoldino CAPELOZZA FILHO

Objetivo: avaliar a concordância de ortodontistas treinados no diagnóstico do Padrão Facial, por meio da avaliação morfológica da face. Métodos: foram utilizadas fotografias faciais de frente, perfil e sorriso de 105 indivíduos selecionados aleatoriamente entre pacientes que procuraram tratamento ortodôntico, as quais foram enviadas a ortodontistas treinados na classificação do Padrão Facial. A concordância intraexaminador, dos examinadores com o Padrão-Ouro e interexaminadores foi avaliada por meio do Índice Kappa. Resultados: a concordância na avaliação intraexaminador foi quase perfeita, com Índice Kappa 0,85. A concordância entre os examinadores e o Padrão-Ouro foi moderada (Kappa 0,48), sendo mais alta no Padrão I (Kappa 0,62) e mais baixa no Padrão Face Curta (Kappa 0,33). A concordância entre os examinadores foi substancial (Kappa 0,61), mais alta que a concordância com o Padrão-Ouro em todos os Padrões. Conclusão: os critérios utilizados pelos examinadores para determinação do Padrão Facial foram os mesmos na primeira e na segunda avaliação. A concordância entre os examinadores e o Padrão-Ouro é moderada, e eles apresentam maior concordância entre si que com o Padrão-Ouro.

Palabras Clave: Diagnóstico ortodôntico. Análise Facial. Padrão Facial.

Cómo citar: Reis SAB, Abrão J, Claro CAA, Fornazari RF, Capelozza Filho L. Concordância dos ortodontistas no diagnóstico do Padrão Facial. Dental Press J Orthod. 2011 July-Aug;16(4):60-72.

sábado, 23 de noviembre de 2024 05:32