Susiane ALLGAYER, Fernanda Santos MEZZOMO, Waldemar Daudt POLIDO, Gabriella ROSENBACH, Carlos Alberto Estevanell TAVARES
Introdução: as assimetrias faciais representam um desequilíbrio entre as estruturas esqueléticas homólogas da face. A maioria das pessoas apresenta algum grau de assimetria facial, pois é rara a condição de perfeita simetria. Todavia, somente quando é perceptível aos olhos do paciente, essa assimetria passa a ser relevante. Em tal condição, a correção ortocirúrgica ou o tratamento ortodôntico são possibilidades normalmente adotadas. Objetivo: o presente trabalho, baseado em uma revisão de literatura, é ilustrado por um caso clínico cujo tratamento consistiu em cirurgia ortognática Le Fort I para avanço e rotação da maxila e, na mandíbula, o tratamento foi conservador. Conclusão: o conhecimento da queixa principal e da expectativa do paciente e exames de diagnóstico bem realizados são itens importantes na decisão do plano de tratamento e no sucesso do resultado final.
Palabras Clave: Assimetria facial. Ortodontia corretiva. Extração dentária. Estética.
Cómo citar: Allgayer S, Mezzomo FS, Polido WD, Rosenbach G, Tavares CAE. Tratamento ortodôntico-cirúrgico da assimetria facial esquelética: relato de caso. Dental Press J Orthod. 2011 Nov-Dec;16(6):100-10.
sábado, 28 de diciembre de 2024 05:39