Jucienne Salgado RIBEIRO, Aldrieli Regina AMBROSIO, Ary dos SANTOS-PINTO, Isabella Almeida SHIMIZU, Roberto Hideo SHIMIZU
Objetivo: avaliar as alterações nas larguras intercaninos (LICI e LICS) e intermolares inferiores e superiores (LIMI e LIMS) nas arcadas dentárias de indivíduos com oclusão normal e má oclusão Classe I de Angle, na transição para a dentadura permanente e avaliar se existe influência do padrão facial no desenvolvimento normal da dentição e oclusão. Métodos: foram selecionadas 19 crianças leucodermas, brasileiras, documentadas no tempo 1 com idades entre 6 e 8,6 anos e no tempo 2 com idades entre 10,10 e 14,2 anos. A re-documentação foi constituída por modelos de estudo e telerradiografia lateral da cabeça. Para obtenção das mensurações das larguras intermolares e intercaninos foi utilizado um aparelho digitalizador tridimensional – digitizer Microscribe 3DX – acoplado a um microcomputador. Para a análise das mudanças em T1 e T2 foi empregado o teste t pareado de Student e a análise de correlação de Spearman foi utilizada para avaliar a relação entre as medidas obtidas nos tempos 1 e 2 e o padrão facial, ambos ao nível de 95% de confiança. Resultados: as médias entre os dois tempos de avaliação (T1 e T2) foram estatisticamente diferentes (p=0,000 para LICS; p=0,001 para LICS; p=0,000 para LIMS; e p=0,046 para LIMI), independentemente do padrão facial. As dimensões anteriores, LICS e LICI, aumentaram 3,21mm e 1,52mm, respectivamente. E, as posteriores, LIMS e LIMI, aumentaram 2,16mm e 0,50mm, respectivamente. Apenas a LIMS mostrou correlação significativa com o padrão facial (p<0,01). Conclusão: houve um aumento nas larguras da arcada dentária na transição da dentadura decídua ou mista para permanente, independentemente do padrão facial. Apenas as mudanças na largura intermolar superior estava associada ao padrão facial.
Palabras Clave: Alterações transversais. Largura intercaninos. Largura intermolares. Padrão facial.
Cómo citar: Ribeiro JS, Ambrosio AR, Santos-Pinto A, Shimizu IA, Shimizu RH. Avaliação das alterações transversais da arcada dentária conforme o padrão de crescimento: um estudo longitudinal. Dental Press J Orthod. 2012 Jan-Feb;17(1):66-73.
sábado, 23 de noviembre de 2024 05:31