Dpjo

Avaliação da eficácia do agulhamento de pontos-gatilho miofasciais (seco e com 0,5% de lidocaína) em pacientes portadores de dor miofascial da musculatura mastigatória

Renato Oliveira Ferreira da SILVA, Paulo César Rodrigues CONTI, Carlos dos Reis Pereira ARAÚJO, Rafael dos Santos SILVA

Objetivo: avaliar a eficácia do tratamento através da técnica de agulhamento a seco, com injeção de lidocaína a 0,5%, em pacientes portadores de dor miofascial e na presença de pontos-gatilho em músculos da mastigação. Métodos: foram selecionados 16 pacientes e divididos em dois grupos: Grupo I = pacientes submetidos à injeção de lidocaína a 0,5% e Grupo II = pacientes submetidos ao agulhamento a seco. Avaliou-se os pacientes através do limiar de dor à palpação (LDP) e da escala de análise visual de dor (EAV) nos períodos inicial (antes da infiltração), imediatamente após a infiltração, após 24 horas, 7, 15, 21 e 30 dias. Resultados: os resultados foram coletados e analisados através do teste ANOVA a dois critérios, adotando-se nível de significância de 0,05%. Onde houve diferenças estatísticas significativas, aplicou-se o teste de Tukey. Não houve diferenças estatísticas significativas entre os grupos quando comparados os LDPs; porém, houve diferenças significativas quando comparados os LDPs ao longo do tempo, constatando-se aumento considerável, quando ambos os grupos foram analisados conjuntamente. Em relação à EAV, foram encontradas diferenças tanto entre os grupos quanto ao longo do tempo, sendo que o Grupo I apresentou diminuição mais rápida do que o Grupo II. Porém, ao final, todos os grupos tiveram reduções significativas e sem diferenças entre si. Conclusões: conclui-se que ambos os tratamentos foram eficazes na redução dos sintomas da dor miofascial no período avaliado, não havendo diferenças entre os tratamentos.

Palabras Clave: Agulhamento. Ponto-gatilho. Dor miofascial.

Cómo citar: Silva ROF, Conti PCR, Araújo CRP, Silva RS. Evaluation of dry needling and 0.5% lidocaine injection therapies in myofascial pain trigger points in masticatory muscles. Dental Press J Orthod. 2012 Mar-Apr;17(2):113-8.

sábado, 23 de noviembre de 2024 06:08