Dpjo

Prevalência de hábitos de sucção não nutritiva e sua relação com a mordida aberta anterior em crianças atendidas na clínica de Odontopediatria da Universidade de Pernambuco

Luiza do Nascimento Cezar MAGALHÃES, Maria José RODRIGUES, Mônica Vilela HEIMER, André Suliano de ALENCAR

Objetivo: o objetivo desse trabalho foi estabelecer a prevalência dos hábitos de sucção não nutritiva (digital e/ou de chupeta) e avaliar a sua relação com a mordida aberta anterior. Métodos: a amostra foi constituída por 980 prontuários das crianças atendidas na clínica de Odontopediatria da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE) no período de fevereiro de 2000 a dezembro de 2005, de ambos os sexos, na faixa etária de 3 a 12 anos. Na análise estatística, utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson (X2) com nível de significância de 5%. Resultados: observou-se que 17,7% da amostra possuíam algum tipo de hábito de sucção no momento da anamnese (9,6% de sucção digital, 8,8% de sucção de chupeta e 0,7% de sucção digital e de chupeta) e que a prevalência de mordida aberta anterior foi de 20,3%. A prevalência do hábito de sucção foi maior nas meninas do que nos meninos (22,6% e 12,9%, respectivamente), e essa diferença foi estatisticamente significativa (p = 0,000). A associação entre os hábitos de sucção e a mordida aberta anterior foi comprovada estatisticamente (p = 0,000): crianças com hábitos de sucção tiveram 8 vezes mais chances de desenvolver mordida aberta anterior. Conclusão: a mordida aberta anterior foi associada à presença de hábito de sucção não nutritiva, o qual foi mais prevalente no sexo feminino, na faixa etária de três a seis anos.

Palabras Clave: Hábitos. Mordida aberta. Sucção. Prevalência.

Cómo citar: Magalhães LNC, Rodrigues MJ, Heimer MV, Alencar AS. Prevalence of non-nutritive sucking habits and its relation with anterior open bite in children seen in the Odontopediatric Clinic of the University of Pernambuco. Dental Press J Orthod. 2012 Mar-Apr;17(2):119-23.

sábado, 23 de noviembre de 2024 05:32