Dpjo

Estudo da proporção divina na arquitetura do crânio deindivíduos com má oclusão em Classe II de Angle, a partir deradiografias cefalométricas laterais

Marcos André dos Santos da SILVA, Edmundo MÉDICI FILHO, Julio Cezar de Melo CASTILHO, Cássia T. Lopes de Alcântara GIL

Objetivo: o estudo da proporção divina (φ = 1,618) foi iniciado pelos gregos, tendo como seus principais estudiosos o matemático Pitágoras e o escultor Fídias. Na Odontologia, Ricketts (1981-82) foi um dos pioneiros na pesquisa desse tema. Em nosso trabalho, propusemos avaliar como se apresentam as medidas cefalométricas em relação à proporção divina, com um total de 52 proporções, formadas por 28 pontos cefalométricos e, utilizando para tal avaliação, radiografias cefalométricas laterais de 40 pacientes adultos, na faixa etária de 17 a 45 anos, sendo 13 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, que apresentavam má oclusão Classe II de Angle. Métodos: a mensuração das distâncias entre os pontos cefalométricos foi realizada usando o software Radiocef Studio. Resultados: após a análise estatística dos resultados, encontramos a média de 65,48% dessas medidas em proporção divina, sendo a menor porcentagem encontrada de 17,5%, na relação Ena-Op/V1S-DM16 e 97,5% nas relações Na-Me/Na-PoNa e Na-PoNa/Na-Gn as maiores. Conclusão: entre todas as medidas cefalométricas investigadas, o terço inferior da cabeça, juntamente com áreas nas arcadas dentárias dos indivíduos da amostra, foram às regiões em que as proporções, entre as medidas cefalométricas estudadas, apresentaram as menores porcentagens de Proporção Divina.

Palabras Clave: Proporção divina. Má oclusão Classe II de Angle. Cefalometria.

Cómo citar: Silva MAS, Médici Filho E, Castilho JCM, Gil CTLA. Assessment of divine proportion in the cranial structure of individuals with Angle Class II malocclusion on lateral cephalograms. Dental Press J Orthod. 2012 May-June;17(3):88-97.

sábado, 23 de noviembre de 2024 05:47