Dpjo

Avaliação da plasticidade e radiopacidade dos separadores elásticos através de testes físicos de tração e radiográficos

Danielle Frota MENDES, José Euclides NASCIMENTO, Adriano Francisco de Lucca FACHOLLI, Maurício de Alencar CASA, Luciano da Silva CARVALHO, Kikuo SATO

Para a obtenção de uma bandagem adequada, uma satisfatória separação interdentária torna-se imprescindível. Para esse fim, os separadores elásticos têm sido rotineiramente empregados. Contudo, tem sido clinicamente observado que, caso subgengivais, esses separadores elásticos podem causar reabsorção óssea e perda das fibras gengivais e do ligamento periodontal. Por esse motivo, é de suma importância que os separadores elásticos sejam radiopacos, para que sejam localizados por meio de uma radiografia periapical. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar a plasticidade e radiopacidade de separadores elásticos comumente empregados clinicamente. Foram avaliados separadores elásticos modulares e extrudados de seis marcas comerciais (Abzil, Dentaurum, GAC, American Orthodontics, GH e Morelli – tipos azul e verde). Dez separadores de cada marca comercial foram submetidos ao teste de tração, em que o seu diâmetro interno foi alongado em três vezes, em máquina de ensaios universal. Antes e após o teste, os separadores foram analisados em um microscópio trinocular e as imagens foram capturadas por uma máquina fotográfica digital, de forma a se mensurar o percentual de deformação dos corpos de prova. Para a análise da radiopacidade, radiografias periapicais dos separadores elásticos foram realizadas de forma convencional. Os resultados demonstraram que os separadores extrudados não sofreram deformação plástica, ao contrário dos modulares, em que os separadores Morelli Azul e Abzil apresentaram maiores índices de deformação (respectivamente, 10,75% e 8,75%). Na análise radiográfica, somente os separadores extrudados da American Orthodontics e GH demonstraram radiopacidade, assim como os separadores modulares da Abzil, Dentaurum e GAC. Associando-se as propriedades da plasticidade e radiopacidade, os separadores mais indicados para o emprego clínico consistiram nos extrudados da American Orthodontics e GH e modulares da GAC e Dentaurum.

Cómo citar: Mendes DF, Nascimento JE, Facholli AFL, Casa MA, Carvalho LS, Sato K. Evaluation of plasticity and radiopacity of elastic separators by means of traction tests and radiography. Dental Press J Orthod. 2012 Nov-Dec;17(6):23.

sábado, 23 de noviembre de 2024 06:12