Dpjo

Efeitos cefalométricos do uso da Teoria de Força das 10 Horas no tratamento da má oclusão de Classe II

Marise de Castro CABRERA, Carlos Alberto Gregório CABRERA, Karina Maria Salvatore de FREITAS, Marcos Roberto de FREITAS, Guilherme JANSON, Laura de Castro CABRERA

Objetivo: esse estudo objetivou avaliar os efeitos cefalométricos promovidos pelo tratamento ortodôntico de pacientes com má oclusão de Classe II com o uso da Teoria de Força das 10 Horas, que consiste no uso de aparelho ortodôntico fixo, 8 horas diárias de uso de aparelho extrabucal cervical e 16 horas de uso de elásticos de Classe II, sendo 8 horas com apoio no primeiro molar inferior e 8 horas com apoio no segundo molar inferior. Métodos: a amostra consistiu de 31 pacientes, com idade média inicial de 14,90 anos, idade média final de 17,25 anos e tempo médio de tratamento de 2,35 anos. Foram avaliadas as telerradiografias em norma lateral nas fases pré e pós-tratamento ortodôntico. Para avaliação das alterações cefalométricas entre as fases inicial e final de tratamento, foi utilizado o teste t dependente. Resultados: os casos tratados com a Teoria de Força das 10 Horas apresentaram uma suave restrição do deslocamento anterior da maxila, aumento do comprimento efetivo da mandíbula, melhora significativa da relação maxilomandibular, aumento significativa da altura facial anteroinferior, inclinação para distal da coroa dos pré-molares superiores, extrusão e inclinação para distal da raiz dos molares superiores, inclinação para vestibular e protrusão significativa dos incisivos inferiores, extrusão e mesialização significativos dos molares inferiores, além de correção significativa da relação molar e dos trespasses horizontal e vertical. Conclusão: o uso da Teoria de Força das 10 Horas no tratamento da má oclusão de Classe II proporcionou resultados satisfatórios.

Palabras Clave: Má oclusão de Angle Classe II. Ortodontia corretiva. Aparelhos de tração extrabucal.

Cómo citar: Cabrera MC, Cabrera CAG, Freitas KMS, Freitas MR, Janson G, Cabrera LC. Cephalometric effects of the use of 10-hour Force Theory for Class II treatment. Dental Press J Orthod. 2012 Nov-Dec;17(6):31-40.

sábado, 28 de diciembre de 2024 06:16