Alberto CONSOLARO
Para que a avaliação dos efeitos de medicamentos e da fototerapia na movimentação dentária induzida e reabsorções radiculares associadas seja livre de influências externas, propusemos quatro pontos fundamentais na aplicação dos modelos experimentais: 1) Se o objetivo for verificar a influência nas reabsorções radiculares, deve-se garantir que as forças aplicadas experimentalmente lesem a camada cementoblástica em todos os espécimes; 2) Se o objetivo for otimizar a movimentação dentária induzida reduzindo o tempo de tratamento sem efeitos colaterais, deve-se garantir que as forças aplicadas experimentalmente não irão lesar a camada cementoblástica em nenhum dos espécimes; 3) O aplicador da fototerapia e/ou do medicamento e o colocador dos aparelhos nos dentes não devem saber quais animais receberão efetivamente o tratamento-teste, e os grupos controle devem receber tratamentos simuladores; 4) As análises tomográfica e microscópica dos espécimes devem ser aleatórias, sem que os espécimes sejam identificáveis quanto ao grupo a que pertencem, para que os imaginologistas e patologistas não sofram qualquer influência na avaliação dos fenômenos. Esses cuidados, se adotados, oferecerão resultados cada vez mais confiáveis e extrapoláveis para a clínica ortodôntica
Palabras Clave: Movimentação dentária induzida. Reabsorções radiculares. Reabsorções dentárias. Fototerapia. Medicamentos.
Cómo citar: Consolaro A. Effects of medications and laser on induced tooth movement and associated root resorption: Four key points. Dental Press J Orthod. 2013 Mar-Apr;18(2):4-7.
sábado, 28 de diciembre de 2024 22:33