Marco Abdo GRAVINA, Ione Helena Vieira Portella BRUNHARO, Cristiane CANAVARRO, Carlos Nelson ELIAS, Cátia Cardoso Abdo QUINTÃO
Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi comparar, por meio de ensaios de tração, oito tipos de fios de NiTi superelásticos e termoativados, de seis empresas comerciais (GAC, TP, Ormco, Masel, Morelli e Unitek) àqueles com adição de cobre (CuNiTi 27°C e 35°C, da ORMCO). Métodos: os ensaios foram realizados em máquina de ensaios mecânicos, da marca EMIC, modelo DL10000, de 10 toneladas de capacidade, no Instituto Militar de Engenharia (IME). Resultados: os resultados mostraram que, de forma geral, os fios de NiTi termoativados apresentaram cargas mais suaves de desativação que os superelásticos. Entre os fios que apresentaram as cargas de desativação biologicamente mais adequadas, estão os termoativados da GAC e da Unitek. Entre os fios de NiTi superelásticos, os de CuNiTi 27°C da Ormco foram os que apresentaram as cargas mais suaves de desativação, sendo estatisticamente semelhantes (ANOVA) às apresentadas pelos fios de NiTi termoativados da Unitek. Quando comparados os fios de CuNiTi 27°C aos de 35°C, observou-se que os primeiros apresentaram forças de desativação de, aproximadamente, ⅓ das apresentadas pelos últimos. Conclusão: conclui-se que os fios de CuNiTi 35°C apresentaram cargas de desativação biologicamente menos favoráveis em relação aos demais fios de NiTi termoativados, sendo associadas a percentuais inferiores de deformação, nos patamares constantes de desativação, demonstrando comportamento mecânico, sob tração, menos adequado em relação aos demais fios.
Palabras Clave: Fios ortodônticos. Movimentação dentária. Cobre. Níquel. Titânio. Propriedades físicas.
Cómo citar: Gravina MA, Brunharo IHVP, Canavarro C, Elias CN, Quintão CCA. Mechanical properties of NiTi and CuNiTi shape-memory wires used in orthodontic treatment. Part 1: Stress-strain tests. Dental Press J Orthod. 2013 July-Aug;18(4):35-42.
sábado, 23 de noviembre de 2024 05:35