José Carlos de Castro ALVARES, Rodrigo Hermont CANÇADO, Fabrício Pinelli VALARELLI, Karina Maria Salvatore de FREITAS, Christian Zamberlan ANGHEBEN
Objetivo: avaliar os efeitos dentoesqueléticos do tratamento da má oclusão de Classe II com o aparelho de Herbst em pacientes que se encontravam na fase pós-pico de crescimento. Métodos: a amostra consistiu de 16 pacientes com má oclusão de Classe II com medianas das idades inicial e final de 14,04 (amplitude 11,50 - 35,66) e 17,14 anos (amplitude 13,68 - 38,64), respectivamente, que foram tratados por um período médio de 2,52 anos. Telerradiografias em norma lateral foram obtidas ao início e final do tratamento para avaliar as alterações decorrentes do tratamento. Os modelos de gesso iniciais foram utilizados para avaliar o trespasse horizontal e a severidade da relação anteroposterior existente entre os molares ao início do tratamento. As alterações cefalométricas entre as fases inicial e final foram comparadas pelo teste não-paramétrico de Wilcoxon. Resultados: os resultados mostraram que o aparelho de Herbst não promoveu alterações significativas no componente maxilar, o comprimento efetivo da mandíbula aumentou significativamente, sem promover uma melhoria da relação maxilomandibular. As alterações dos componentes dentoalveolares superiores e inferiores mostraram que os incisivos superiores apresentaram uma retrusão e inclinação lingual, ao passo que os incisivos inferiores evidenciaram um aumento na protrusão e inclinação para vestibular. As relações dentárias apresentaram uma melhora significativa com o tratamento. Conclusão: com base nos resultados desse trabalho, concluiu-se que os efeitos da terapia com o aparelho de Herbst em pacientes na fase pós-pico de crescimento são de natureza predominantemente dentoalveolar.
Palabras Clave: Má oclusão de Angle Classe II. Circunferência craniana. Aparelhos ortodônticos funcionais. Adolescente.
Cómo citar: Alvares JCC, Cançado RH, Valarelli FP, Freitas KMS, Angheben CZ. Class II malocclusion treatment with the Herbst appliance in patients after the growth peak. Dental Press J Orthod. 2013 Sept-Oct;18(5):38-45.
sábado, 28 de diciembre de 2024 05:21