Bruno D’Aurea FURQUIM, José Fernando Castanha HENRIQUES, Guilherme JANSON, Danilo Furquim SIQUEIRA, Laurindo Zanco FURQUIM
Objetivo: esse estudo retrospectivo teve como objetivo avaliar, cefalometricamente, os efeitos esqueléticos, dentários e tegumentares decorrentes do tratamento com o Aparelho de Protração Mandibular em conjunto ao aparelho fixo em pacientes adultos para correção da má oclusão de Classe II. Métodos: a amostra foi composta por telerradiografias pré- e pós-tratamento de nove adultos (idade inicial média de 22,48 anos), portadores de má oclusão de Classe II, divisão 1 bilateral. O teste t pareado (p < 0,05) foi empregado para comparação dos valores iniciais e finais. Resultados: de acordo com o teste t, observou-se aumento da altura facial anteroinferior e da altura facial posterior. As alterações dentárias foram: extrusão dos incisivos superiores, inclinação para vestibular e protrusão dos incisivos inferiores; e mesialização e extrusão dos molares inferiores. Com relação ao componente tegumentar, houve aumento do ângulo nasolabial e retrusão do lábio superior. Conclusão: os efeitos do tratamento com o Aparelho de Protração Mandibular em conjunto com aparelho fixo em pacientes adultos para correção da má oclusão de Classe II foram direcionados, principalmente, à arcada inferior, com inclinação vestibular, protrusão e intrusão dos incisivos e mesialização e extrusão dos molares.
Palabras Clave: Má oclusão Classe II de Angle. Aparelhos ortodônticos funcionais. Avanço mandibular. Adulto.
Cómo citar: Furquim BD, Henriques JFC, Janson G, Siqueira DF, Furquim LZ. Effects of mandibular protraction appliance associated to fixed appliance in adults. Dental Press J Orthod. 2013 Sept-Oct;18(5):46-52.
sábado, 28 de diciembre de 2024 05:33