Milena Barreto de Arruda CABRAL, André Carlos de FREITAS, Telma Martins de ARAÚJO, Nilson PENA, Rivail Almeida BRANDÃO FILHO
Introdução: a cirurgia de avanço de mento isolado tem sido cada vez mais indicada para a correção de deficiência anterior da mandíbula, harmonizando o perfil e gerando alterações funcionais. Objetivo: essa pesquisa teve a finalidade de avaliar os efeitos da cirurgia de avanço de mento no tamanho da orofaringe e nas posições do osso hioide e da língua. Métodos: a amostra constou de 22 radiografias cefalométricas de perfil de 11 indivíduos que se submeteram à cirurgia de mentoplastia de avanço isolada. Dessas radiografias, 11 retratavam o período imediatamente pré-cirúrgico (T0) e 11 o pós-cirúrgico de, pelo menos, quatro meses (T1). As radiografias foram digitalizadas e transferidas para o programa Radiocef Studio 2.0, por meio do qual foram feitas as medições entre os pontos demarcados. Resultados: verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre T0 e T1 quanto à posição do osso hioide e da língua no sentido horizontal e ao tamanho da orofaringe. O osso hioide se apresentou posicionado mais anterior em T1 (p = 0,01), assim como a língua, aumentando o tamanho da orofaringe (p = 0,01). Conclusão: houve aumento do espaço aéreo da orofaringe com o posicionamento mais anterior da base da língua, bem como a reposição do osso hioide anteriormente.
Palabras Clave: Cirurgia ortognática. Queixo. Orofaringe. Osso hioide. Língua.
Cómo citar: Cabral MBA, Freitas AC, Araújo TM, Pena N, Brandão Filho RA. Effects of chin advancement surgery in hyoid bone and tongue positions and in the dimension of the oropharynx. Dental Press J Orthod. 2013 Sept-Oct;18(5):64-9.
sábado, 28 de diciembre de 2024 05:51