André da Costa MONINI, Luiz Gonzaga GANDINI JÚNIOR, Ary dos SANTOS-PINTO, Luiz Guilherme Martins MAIA, Willian Caetano RODRIGUES
Objetivo: esse trabalho tem o objetivo de identificar as condutas adotadas pelos ortodontistas brasileiros para o fechamento ortodôntico de espaços de extrações, controle de ancoragem em caso de necessidade de ancoragem do grupo A, e frequência de uso de ancoragem esquelética nesses casos, especialmente na arcada superior. Métodos: um questionário foi enviado para o endereço eletrônico de todos os ortodontistas inscritos no Conselho Federal de Odontologia. Resultados: os resultados mostraram que a maioria dos ortodontistas brasileiros usualmente faz fechamento de espaço de extrações com mecânicas de deslizamento. O uso de barra palatina, incorporação de segundos molares no arco e fechamento de espaço em duas fases são as condutas mais utilizadas para controle de ancoragem na arcada superior. A ancoragem esquelética é referenciada por 36,5% dos especialistas como forma rotineira de ancoragem na arcada superior. Conclusões: existe uma grande variedade de condutas adotas por ortodontistas brasileiros tanto para o fechamento ortodôntico de espaço quanto para o controle de ancoragem em casos de maior necessidade de retração anterior.
Palabras Clave: Procedimentos de ancoragem ortodôntica. Fechamento de espaço ortodôntico. Questionários.
Cómo citar: Monini AC, Gandini Júnior LG, Santos-Pinto A, Maia LGM, Rodrigues WC. Procedures adopted by orthodontists for space closure and anchorage control. Dental Press J Orthod. 2013 Nov-Dec;18(6):86-92.
sábado, 23 de noviembre de 2024 06:05