Leonard Euler Andrade Gomes do NASCIMENTO, Margareth Maria Gomes de SOUZA, Angela Rita Pontes AZEVEDO, Lucianne Cople MAIA
Objetivo: verificar, por meio de uma revisão sistemática, se o design dos braquetes (convencionais ou autoligáveis) apresenta influência na aderência e formação de colônias de Streptococcus mutans. Métodos: quatro bases de dados (Cochrane Central Register of Controlled Trials; Ovid ALL EMB Reviews; PubMed e BIREME) foram selecionados para procurar artigos relevantes, do período de janeiro de 1965 a dezembro de 2012. Os critérios de seleção foram inicialmente aplicados aos títulos e abstracts e o texto integral foi obtido de publicações que cumprira os critérios de inclusão. Dois revisores, de forma independente, extraíram os dados utilizando as palavras-chave “convencionais”, “autoligados”, “biofilme”, “Streptococcus mutans” e “revisão sistemática” e avaliaram a qualidade metodológica dos estudos incluídos. No caso de divergência, foi adotada a técnica do consenso. Resultados: a estratégia de busca resultou em 1.401 artigos. A classificação da relevância científica revelou alta qualidade dos 6 artigos elegíveis, cujos desfechos não foram unânimes em relatar a influência do design dos braquetes (convencionais ou autoligáveis) sobre a aderência e a formação de colônias de Streptococcus mutans, e que outros fatores como características dos tipos de braquetes, o nível de higiene bucal individual, colagem e idade dos indivíduos, podem ter maior influência. O tratamento estatístico foi inviável por causa do desenho metodológico heterogêneo. Conclusões: dentro das limitações do presente estudo, concluiu-se que não há evidência de uma possível influência do design dos braquetes (convencionais ou autoligáveis) sobre a aderência e a formação de colônias de Streptococcus mutans.
Palabras Clave: Biofilmes. Braquetes ortodônticos. Streptococcus mutans. Revisão.
Cómo citar: Nascimento LEAG, Souza MMG, Azevedo ARP, Maia LC. Are self-ligating brackets related to less formation of Streptococcus mutans colonies? A Systematic Review. Dental Press J Orthod. 2014 Jan-Feb;19(1):60-8.
sábado, 28 de diciembre de 2024 05:35