Steyner de Lima MENDONÇA, Otávio José PRAXEDES NETO, Patricia Teixeira de OLIVEIRA, Patricia Bittencourt Dutra dos SANTOS, Fábio Henrique de Sá Leitão PINHEIRO
Introdução: o aparelho ortodôntico fixo é considerado um fator causador de traumas na mucosa bucal. Com o intuito de controlar o desconforto no tecido mole, diversos ortodontistas recomendam a utilização de uma pequena quantidade de cera utilidade sobre os braquetes como forma de proteção. Esse estudo teve como objetivo avaliar, in vitro, o atrito gerado por dois tipos de protetores de braquetes (protetor de acetato e de resina – PPA e PRT) durante os estágios iniciais do tratamento ortodôntico. Métodos: o atrito gerado pelos protetores no fio ortodôntico foi avaliado em unidades de teste de modelos experimentais. Esses modelos foram ligados a uma máquina de ensaios mecânicos que simulava o alinhamento do canino superior. A comparação intergrupos foi realizada pela ANOVA, com nível de significância de 5%. Resultados: a fricção apresentada pelo grupo PRT foi estatisticamente maior do que a do grupo controle ao nível de 6mm. Para o atrito máximo, a média do grupo PRT foi estatisticamente maior do que a dos grupos controle e PPA. Conclusão: o protetor de acetato demonstrou não interferir no atrito entre o fio e a ranhura do braquete ortodôntico.
Palabras Clave: Ortodontia. Braquetes ortodônticos. Fricção.
Cómo citar: Mendonça SL, Praxedes Neto OJ, Oliveira PT, Santos PBD, Pinheiro FHSL. Comparison of friction produced by two types of orthodontic bracket protectors. Dental Press J Orthod. 2014 Jan-Feb;19(1):86-91.
sábado, 23 de noviembre de 2024 05:58