Marcel Marchiori FARRET, Milton M. Benitez FARRET, Alessandro Marchiori FARRET
Introdução: a má oclusão de Classe III esquelética é frequentemente tratada com associação entre Ortodontia e Cirurgia Ortognática. No entanto, com o auxílio das miniplacas, discrepâncias moderadas tornaram-se passíveis de serem tratadas sem a necessidade de cirurgia ortognática. Objetivo: relatar o caso de um paciente de 24 anos, com má oclusão de Classe de III Angle e Classe III esquelética, mordida cruzada anterior e consequente perfil facial côncavo. Métodos: o paciente recusou-se a realizar a cirurgia ortognática, assim, foi proposta a compensação da má oclusão com o auxílio de miniplacas na arcada inferior. Resultados: após 18 meses de tratamento, foram obtidas relações de molares e caninos em Classe I, e a mordida cruzada anterior foi corrigida, por meio da distalização de todos os dentes inferiores. A consequente redução na projeção do lábio inferior, associada à maior exposição dos incisivos superiores no sorriso, resultou em um perfil facial consideravelmente mais agradável e um sorriso esteticamente melhor, respectivamente. A análise um ano após o tratamento revelou boa estabilidade dos resultados obtidos.
Palabras Clave: Má oclusão de Classe III de Angle. Procedimentos de ancoragem ortodôntica. Desenho do aparelho ortodôntico.
Cómo citar: Farret MM, Farret MMB, Farret AM. Orthodontic camouflage of skeletal Class III malocclusion with miniplate: a case report. Dental Press J Orthod. 2016 July-Aug;21(4):89-98. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.21.4.089-098.oar
sábado, 23 de noviembre de 2024 05:47