Dpjo

Existem diferenças entre os métodos de comparação utilizados para avaliar a acurácia e confiabilidade de modelos digitais?

Leonardo Tavares CAMARDELLA, Hero BREUNING, Oswaldo de Vasconcellos VILELLA

Objetivos: a acurácia e a confiabilidade de modelos de gesso e modelos digitais adquiridos por dois diferentes scanners de superfície a laser foram testadas com três métodos: medição com paquímetro, medição com programa específico e sobreposição de modelos digitais. Métodos: trinta modelos de gesso com dentição permanente que preencheram os critérios de inclusão predeterminados foram selecionados e escaneados com dois diferentes scanners a laser (R700 e Xcad). Três examinadores mediram distâncias selecionadas nos modelos de gesso usando um paquímetro digital e, nos modelos digitais, usando o programa Ortho Analyzer. Os modelos digitais também foram comparados por sobreposição de modelos, com o programa Geomagic Qualify. A confiabilidade intra e interexaminadores das medições foi avaliada por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC). O teste t pareado foi utilizado para avaliar a acurácia das medições nos modelos de gesso e digitais. Resultados: as medições nos modelos de gesso e nos modelos digitais escaneados pelos dois diferentes scanners apresentaram valores elevados para o ICC. As diferenças estatisticamente significativas encontradas entre as medições nos modelos de gesso e nos modelos digitais não foram consideradas clinicamente relevantes. O método de sobreposição de modelos com o programa Geomagic Qualify demonstrou que os dois tipos de modelos digitais não foram significativamente diferentes. Conclusões: os modelos digitais criados a partir do escaneamento dos modelos de gesso com os scanners R700 e Xcad foram clinicamente precisos, de acordo com os dois métodos de comparação utilizados.

Palabras Clave: Ortodontia. Acurácia de medidas. Reprodutibilidade de resultados.

Cómo citar: Camardella LT, Breuning H, Vilella OV. Are there differences between comparison methods used to evaluate the accuracy and reliability of digital models? Dental Press J Orthod. 2017 Jan-Feb;22(1):65-74. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.22.1.065-074.oar

sábado, 23 de noviembre de 2024 05:40