Gonzalo de la IGLESIA, André WALTER, Fernando de la IGLESIA, Heinz WINSAUER, Andreu PUIGDOLLERS
Introdução: a força aplicada sobre os dentes por expansores ortopédicos fixos já foi estudada antes, mas não a força aplicada sobre os mini-implantes ortodônticos (MIOs) usados para expandir a maxila com expansores do tipo Hyrax híbrido (EHH). Objetivo: o objetivo desse artigo foi avaliar a segurança clínica dos componentes (MIO, abutment de fixação, e braços de fio duplo) de três sistemas de transmissão de força (STF) usados para expansão ortopédica da maxila: Jeil Medical & Tiger Dental™, Microdent ™ e Ortholox ™. Métodos: para realizar esse estudo in vitro sobre a resistência à carga mecânica, foram usadas três tipos de sistema de fixação (colado, aparafusado e coupling) e MIOs de três diâmetros diferentes (Jeil™ 2,5 mm; Microdent™ 1,6 mm e Ortholox™ 2,2 mm), com suas respectivas mecânicas de STF. Foram realizados 10 testes para cada STF, usando uma carga lateral estática em blocos de osso artificial (Sawbones™), com uma máquina universal de testes e, depois, comparou-se, por meio de radiografias, os desempenhos, levando-se em consideração as cargas, deformações e fraturas dos componentes de cada STF. Resultados: com a carga a 1 mm e sem exceder o limite de deformação elástica, os valores dos STFs variaram de 67 ± 13 N a 183 ± 48 N. Sob deformações maiores, o sistema Jeil & Tiger™ foi o que apresentou maior resistência às cargas elevadas, com valor de 378 ± 22 N; seguido pelo Microdent™, com 201 ± 18 N, e Ortholox™, com 103 ± 10 N. Com a carga a 3 mm, o eixo do MIO se dobrou e deformou quando seu diâmetro era menor que 2,5 mm. O abutment de fixação é crucial para a transmissão das forças e momentos. Conclusões: o presente estudo evidenciou a importância da rigidez no design dos diferentes componentes dos STFs dos EHH. Também revelou que eles são adequados para a expansão da maxila em adolescentes e adultos jovens, pois as forças de expansão, em média, excederam os 120N. Além disso, a desconexão precoce do abutment ou o uso de mini-implantes de menor diâmetro no design do STF seriam apropriados apenas em crianças.
Palabras Clave: Microparafusos. Mini-implantes. Expansor Hyrax híbrido. Expansão rápida da maxila. Estabilidade do abutment.
Cómo citar: De la Iglesia G, Walter A, De la Iglesia F, Winsauer H, Puigdollers A. Stability of the anterior arm of three different Hyrax hybrid expanders: an in vitro study. Dental Press J Orthod. 2018 Jan-Feb;23(1):37-45. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-6709.23.1.037-045.oar
martes, 14 de enero de 2025 22:22