Dpjo

Apinhamento anteroinferior: normal ou patológico?

Alberto CONSOLARO, Mauricio de Almeida CARDOSO

Os dentes ficam muito próximos quando estão apinhados, mas suas estruturas permanecem individualizadas e, nessa situação, o papel dos restos epiteliais de Malassez é fundamental para liberar o EGF. A tensigridade é um conceito chave para compreender as respostas dos tecidos submetidos às forças nos movimentos corporais, incluindo os dentes e sua estabilidade nesse processo. Os fatores da estabilidade de posição de um dente na arcada dentária — ou tensigridade dentária — devem ser considerados quando se planeja e finaliza um caso na prática clínica ortodôntica. As causas diretas do apinhamento dentário anteroinferior são determinantes para se refletir se a contenção deve ser mesmo indicada e aplicada por toda a vida e se, necessariamente, deve ser usada de forma permanente. Esses aspectos do apinhamento dentário anteroinferior e suas implicações na prática clínica serão aqui abordados para induzir reflexões e insights de novas pesquisas, bem como avanços no conhecimento e tecnologia sobre esse assunto.

Palabras Clave: Apinhamento dentário. Contenção ortodôntica. Reabsorção dentária. Dentes não irrompidos. Concrescência dentária. Tensigridade.

Cómo citar: Consolaro A, Cardoso MA. Mandibular anterior crowding: normal or pathological? Dental Press J Orthod. 2018 Mar-Apr;23(2):30-6. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-6709.23.2.030-036.oin

viernes, 27 de diciembre de 2024 12:43