Dpjo

Planejamento interdisciplinar como base para o tratamento: relato de caso com acompanhamento de dois anos

Roberto PERASSO, Monica IMELIO, Renato ALCIDI

Relato de caso: paciente adulta jovem, sexo feminino, buscou tratamento devido à queixa com a estética do sorriso e o aspecto dos dentes anteriores. À primeira vista, o problema parecia ser apenas o formato dos incisivos laterais superiores e um pequeno diastema entre os incisivos centrais. O diagnóstico conjunto do ortodontista e do protesista fez com que considerássemos outros aspectos importantes, tais como mordida profunda, inclinação dentária e suporte labial. A partir de todas essas constatações, consideramos que a maneira mais adequada de melhorar a estética do sorriso seria planejar o tratamento ortodôntico. Assim, o tratamento serviria não apenas para melhor distribuição dos espaços, mas também melhoraria todos os outros problemas antes da restauração dos dentes laterais superiores ser realizada com duas facetas de cerâmica. Resultados: o tratamento planejado levou à correta distribuição dos espaços nos incisivos laterais superiores, com correção significativa da inclinação dos incisivos, importante redução da sobremordida e um melhor suporte labial, com restauração dos laterais superiores usando facetas de cerâmica feldspática, obtendo-se uma integração ideal com os dentes naturais, resolvendo as reclamações da paciente. Conclusão: em casos envolvendo abordagem multidisciplinar, as etapas iniciais são fundamentais, e apenas um diagnóstico inicial discutido entre a equipe de especialistas pode determinar os problemas do paciente sob diferentes perspectivas. Dessa forma, podemos compreender melhor os campos de competência e planejar a sequência e o tempo de tratamento mais adequados.

Palabras Clave: Incisivo lateral superior conoide. Mordida profunda. Disciplina de Alexander. Faceta de cerâmica feldspática. Tratamento interdisciplinar.

Cómo citar: Perasso R, Imelio M, Alcidi R. Interdisciplinary planning as a landmark for treatment: Case report with a 2-years follow-up. Dental Press J Orthod. 2018 Nov-Dec;23(6):41.e1-12. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-6709.23.6.41.e1-12.onl

sábado, 28 de diciembre de 2024 05:04