Dpjo

Correlação entre espessura da cortical óssea nos sítios de inserção de mini-implantes e a idade do paciente

Anna Carolina Teixeira CENTENO, Caroline Kolling FENSTERSEIFER, Vitória de Oliveira CHAMI, Eduardo Silveira FERREIRA, Mariana MARQUEZAN, Vilmar Antônio FERRAZZO

Introdução: Os mini-implantes ortodônticos (MI) são uma alternativa confiável para fornecer ancoragem esquelética temporária. Antes da inserção do mini-implante, a melhor abordagem seria avaliar cada local de inserção possível, medir a espessura do osso cortical e verificar se proporcionaria uma adequada estabilidade primária. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a diferença na espessura do osso cortical em áreas de inserção dos mini-implantes em pacientes de diferentes idades, por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico. Métodos: A amostra desse estudo retrospectivo foi composta por 123 tomografias computadorizadas de feixe cônico, que foram utilizadas para medir a espessura do osso cortical nos espaços interradiculares vestibular e palatino na região mesial dos primeiros molares permanentes. Essas medidas foram comparadas por meio dos testes t de Student, ANOVA/Tukey e regressão linear entre os sexos masculino e feminino, de 12 a 30 anos. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa na espessura cortical, quando comparados sexo, cor da pele e padrão facial sagital. Foram verificadas medidas significativamente maiores em pacientes com idade superior a 12 anos em todos os sítios avaliados. O coeficiente β da análise de regressão linear ajustada mostrou que, a cada incremento da idade, os valores médios da espessura cortical aumentaram 0,06 mm na mandíbula, 0,03 mm na região vestibular e 0,02 mm na região palatina da maxila. Conclusão: O aumento da espessura do osso cortical teve associação positiva com a idade, ou seja, quanto mais avançada a idade do paciente, menor a chance de falha, devido à estabilidade primária.

Palabras Clave: Tomografia computadorizada de feixe cônico. Mini-implante ortodôntico. Estabilidade

Cómo citar: Centeno ACT, Fensterseifer CK, Chami VO, Ferreira ES, Marquezan M, Ferrazzo VA. Correlation between cortical bone thickness at mini-implant insertion sites and age of patient. Dental Press J Orthod. 2022;27(1):e222098.

sábado, 23 de noviembre de 2024 06:20