Endo

Um instrumento NiTi fabricado por torção: morfologia e propriedades mecânicas

Victor Talarico Leal Vieira, Carlos Nelson Elias, Hélio Pereira Lopes, Edson Jorge Lima Moreira, Letícia Chaves de Souza

A morfologia da superfície dos instrumentos TF® foi estudada utilizando estereomicroscopia e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Ensaios mecânicos foram feitos para aferir a flexibilidade e a microdureza. Quatro conicidades de instrumentos TF® foram utilizadas (0,04; 0,06; 0,08 e 0,10mm/mm). A estereomicroscopia associada com o programa AxioVision® foi utilizada para medir o ângulo da ponta, a conicidade e o diâmetro da ponta dos instrumentos. A MEV foi utilizada para identificar defeitos na superfície provenientes da fabricação e do acabamento. A flexibilidade e a microdureza foram aferidas com os ensaios de flexão e microdureza Vickers, respectivamente. A análise mostrou que o fabricante atendeu aos valores recomendados pela norma nº 28 ANSI/ADA. Os resultados da microscopia eletrônica de varredura mostraram muitos defeitos de superfície e distorção da aresta lateral dos instrumentos. Foi observado que a flexibilidade do instrumento muda com a conicidade. As forças para induzir a transformação de fase por tensão nos instrumentos com conicidade 0,04; 0,06 e 0,08mm/mm foram de 100gf, 150gf e 250gf, respectivamente. Os valores da microdureza Vickers dos instrumentos são compatíveis com os encontrados nos instrumentos fabricados pelo processo de usinagem.

Palabras Clave: Instrumentos endodônticos. Liga de NiTi. Fase R. Caracterização de materiais. Ensaios mecânicos.

Cómo citar: Vieira VTL, Elias CN, Lopes HP, Moreira EJL, Souza LC. A NiTi rotary instrument manufactured by twisting: morphology and mechanical properties. Dental Press Endod. 2011 apr-june;1(1):21-7.

sábado, 28 de diciembre de 2024 01:12