Ana Helena Gonçalves de Alencar, Kely Firmino Bruno, Maria do Carmo Matias Freire, Marina Rodrigues de Moraes, Luana Braz de Queiroz
Introdução: os traumatismos dentários resultam em danos pulpares e periodontais, traduzidos em um impacto negativo na qualidade de vida, tendo prognóstico altamente influenciado pelo atendimento emergencial. Objetivo: investigar a autoavaliação do conhecimento e atitudes de acadêmicos de Educação Física frente aos traumatismos dentários. Métodos: estudo transversal junto a acadêmicos do primeiro ao último período, de quatro universidades de Goiânia, Goiás. Foi utilizado questionário para coleta dos dados referentes ao perfil do estudante, seu conhecimento e atitude frente ao atendimento emergencial às vítimas de traumatismo dentário. Resultados: dos 392 respondentes, a maioria foi do sexo masculino (54,3%), com idade entre 20 e 29 anos (59,2%) e do segundo período de graduação (27,0%); 46,5% dos mesmos tiveram treinamento em primeiros socorros durante a formação escolar e apenas 4,4% desses revelaram ter recebido informações sobre traumatismo dentário. Em relação à satisfação com o conhecimento sobre traumatismo dentário, 74,1% dos acadêmicos afirmaram não ter conhecimento do assunto e dentre os que afirmaram ter, 95,6% mostraram-se insatisfeitos com o próprio conhecimento e não sentiam-se preparados para socorrer vítimas desse acometimento; e 95,7% dos acadêmicos que estavam insatisfeitos com o conhecimento sobre traumatismo dentário gostariam de receber informações sobre o assunto. Conclusão: os acadêmicos relataram conhecimento insuficiente sobre traumatismo dentário e mostraram-se inaptos para realização de atendimento emergencial dessa situação, o que remete à necessidade de elaboração de estratégias de conscientização e divulgação de conhecimento para habilitação dos mesmos na prevenção e promoção de saúde bucal em traumatologia dentária.
Palabras Clave: Traumatismo dentário. Prevenção. Traumatismo dentoalveolar.
Cómo citar: Alencar AHG, Bruno KF, Freire MCM, Moraes MR, Queiroz LB. Knowledge and attitudes of Physical Education undergraduates regarding dental trauma. Dental Press Endod. 2012 Jan-Mar;2(1):74-9.
sábado, 23 de noviembre de 2024 02:01