Paela Monisa Rocha da Silva, Edson Dias Costa Junior
A Reabsorção Radicular Externa por Substituição (RRES) consiste na substituição da estrutura dentária por tecido ósseo. O atual consenso é de que não há terapia pertinente para tal processo. Uma revisão de literatura com enfoque em protocolos terapêuticos utilizados em dentes traumatizados e seus efeitos sobre a RRES será apresentada. Para tal, artigos científicos na língua inglesa foram reunidos por meio das bases de dados Pubmed Central, Scopus, Embase Medline, Ovid e Cochrane, utilizando as seguintes palavras chaves: Tooth Resorption, Root Resorption, Tooth Injuries, Root Canal Therapy, Ankylosis. Estudos demonstraram que anquilose e RRES se desenvolveram nas superfícies dentárias independentemente do medicamento utilizado no interior do canal. Dentes tratados com hidróxido de cálcio e guta-percha apresentaram maior predominância de deposição óssea. Corticoides demonstraram resultados promissores, observando-se reparo favorável e menor taxa de RRES. Não foram encontrados artigos relatando tentativas interceptativas frente ao processo de reabsorção por substituição. Apesar de sua ocorrência ter se demonstrado frequente, tentativas de controle do processo instalado são relevantes, considerando- se que a ausência de tratamento resulta na pior consequência possível: a perda dentária.
Palabras Clave: Reabsorção da raiz. Reabsorção de dente. Traumatismos dentários. Tratamento do canal radicular. Anquilose.
Cómo citar: Silva PMR, Costa Junior ED. Biological aspects and treatment of external replacement resorption: literature review. Dental Press Endod. 2018 Jan-Apr;8(1):58-64. DOI: https://doi.org/10.14436/2358-2545.8.1.058-064.oar
sábado, 23 de noviembre de 2024 01:57