Endo

Relação entre reabsorções dentárias e enxerto alveolar em dentes adjacentes à área da fissura

José Burgos Ponce, Lidiane de Castro Pinto, Michyele Cristhiane Sbrana, Gisele da Silva Dalben, Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida.

Objetivo: avaliar, radiograficamente, a prevalência, extensão e severidade da reabsorção dentária em dentes adjacentes à área de fissura após enxerto ósseo alveolar. Métodos: radiografias de 200 indivíduos com fissura unilateral e bilateral, alveolar e palatina, foram analisadas para se investigar a presença de reabsorção dentária relacionada com o enxerto ósseo. No total, 1.315 radiografias foram analisadas (periapical, oclusal e radiografias panorâmicas), obtidas a partir de 200 indivíduos com fissura labiopalatina unilateral e bilateral completa submetidos a cirurgia de enxerto, disponíveis a partir dos arquivos da Seção de Radiologia do HRAC-USP. Resultados: entre os 200 indivíduos, 33 tinham reabsorções dentárias externas. Dessas, 15 estavam presentes nas radiografias pré-operatórias e 18 só depois do enxerto ósseo. No geral, 30 reabsorções localizaram- se no terço apical da raiz e 3 no terço cervical; o incisivo central esquerdo foi o mais afetado. Não foram observadas reabsorções dentárias no terço médio da raiz e nenhuma reabsorção afetou mais de um terço. Não existiu diferença estatisticamente significativa entre a idade do paciente durante a cirurgia de enxerto ósseo e a presença de reabsorção dentária externa. Conclusões: a prevalência da reabsorção dentária em dentes adjacentes à área da fissura em indivíduos submetidos a enxerto ósseo foi baixa (16,5%). O terço apical da raiz foi o local mais frequente de reabsorção radicular externa, e não houve reabsorções afetando mais de um terço da raiz.

Palabras Clave: Fenda labial. Fissura palatina. Reabsorção de dente. Enxerto de osso alveolar.

Cómo citar: Ponce JB, Pinto LC, Sbrana MC, Dalben GS, Almeida ALPF. Relationship between root resorption and alveolar graft in teeth adjacent to the cleft lip and palate area. Dental Press Endod. 2019 Jan-Apr;9(1):21-5. DOI: https://doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.021-025.oar

sábado, 23 de noviembre de 2024 02:32