Michel Espinosa KLYMUS, Murilo Priori ALCALDE, Rodrigo Ricci VIVAN, Bruno Carvalho de VASCONCELOS, Marcus Vinícius Reis SÓ, Marco Antonio Hungaro DUARTE
Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a resistência à fadiga cíclica e torcional de instrumentos rotatórios de níquel-titânio com secções transversais semelhantes e confeccionados com diferentes tipos de tratamentos térmicos: Hyflex CM (HCM 25/.06), Vortex Blue (VB 25/.06), Sequence Rotary File (SRF 25/.06) e EdgeSequel (EDF 25/.06) (n=20). Métodos: O teste de fadiga cíclica avaliou o tempo e o número de ciclos para a fratura (NCF) dos instrumentos em canal artificial com 60° de curvatura e 5mm de raio (n=10). O teste de torção avaliou o torque máximo e a deflexão angular para a fratura dos 3mm da ponta dos instrumentos (n=10). Após o teste de torção e de fadiga cíclica, os instrumentos foram avaliados em microscopia eletrônica de varredura (MEV) (n=10). Os dados foram analisados empregando-se os testes ANOVA e de Tukey, sendo selecionado um nível de significância de 5%. Resultados: HCM apresentou o maior tempo e NCF entre todos os instrumentos avaliados (p<0,05). O SRF apresentou um tempo semelhante (p>0,05) e menor NCF (p<0,05) do que o VB. Em relação ao teste torcional, o HCM apresentou menor valor de torque e maior deflexão angular entre os grupos avaliados (p<0,05). Não houve diferenças significativas entre VB, SRF e EDF em relação à deflexão angular (p>0,05). Conclusão: O HCM apresentou maior resistência à fadiga cíclica e deflexão angular. Entretanto, o VB apresentou maior resistência torcional para a fratura.
Palabras Clave: Instrumentos odontológicos. Endodontia. Níquel. Titânio.
Cómo citar: Klymus ME, Alcalde MP, Vivan RR, Vasconcelos BC, Só MVR, Duarte MAH. Cyclic and torsional fatigue resistance of four rotary NiTi instruments with similar cross-sectional design and different thermal treatments. Dental Press Endod. 2021 Jan-Apr;11(1):63-71.
sábado, 23 de noviembre de 2024 02:24