Fábio de ALMEIDA-GOMES, Claudio MANIGLIA-FERREIRA, Marcelo de Morais VITORIANO, Bernardo Almeida AGUIAR, Fernanda Geraldo PAPPEN, Bruno Carvalho de VASCONCELOS
Introdução: O estabelecimento de um comprimento de trabalho correto durante o tratamento do canal radicular é uma etapa primordial para o sucesso endodôntico, mas a complexidade anatômica da região apical do sistema de canais radiculares cria desafios à instrumentação endodôntica. Objetivo: A presente série de casos descreve três diferentes variações anatômicas da posição do forame apical e discute a importância do correto diagnóstico e conhecimento do sistema do canal radicular, para o sucesso do tratamento endodôntico. Relato de caso: o primeiro caso trata-se de um dente #25 encaminhado para retratamento. Na Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), foi observado o conduto palatino não obturado e os forames extremamente lateralizados; o segundo caso trata-se de um dente #25 com apenas um conduto, cujo forame encontrava-se lateralizado em sentido distopalatino; e o terceiro caso trata-se de um dente #11 com o forame direcionado para vestibular. Conclusão: Esse artigo destaca uma variante anatômica comum, o desvio lateral do forame apical em relação ao ápice radicular. Embora comum, essa condição é difícil de dominar, exigindo cuidadosa exploração endodôntica acompanhada por localizadores foraminais eletrônicos. Os casos aqui relatados sugerem que a TCFC contribuiu efetivamente para a determinação do comprimento real do canal, enquanto a radiografia periapical não conseguiu identificar configurações complexas do sistema de canais.
Palabras Clave: Endodontia. Ápice dentário. Tomografia computadorizada de feixe cônico.
Cómo citar: Almeida-Gomes F, Maniglia-Ferreira C, Vitoriano MM, Aguiar BA, Pappen FG, Vasconcelos BC. Influence of apical foramen position on endodontic treatment: A case series. Dental Press Endod. 2022 Jan-Apr;12(1):59-64.
viernes, 22 de noviembre de 2024 21:56