Ana Paula Bernardes da Rosa, Taylane Soffener Berlanga de Araújo, Thailane Dantas Freitas, Meila Rocha Martinho Fenti, Igor Mariotto Beneti
A queilite angular é um processo inflamatório localizado no ângulo da boca, uni ou bilateralmente, caracterizado por discreto edema, descamação, erosão e fissuras. Sua etiologia é multifatorial, necessitando, além do exame clínico detalhado — para identificar alterações oclusais e outros sinais de alteração nutricional ou imunológica —, dos exames bacteriológicos e micológicos da lesão, o que pode auxiliar na elucidação diagnóstica e na escolha do tratamento. Sendo assim, o presente estudo teve como propósito fazer uma revisão de literatura para dar respaldo científico ao tratamento clínico realizado em um caso de queilite angular. No tratamento, é fundamental a correção dos fatores desencadeantes da queilite angular, mantendo a higiene e a desinfecção adequadas das próteses dentárias, potenciais fontes de contaminação, assim evitando, também, as recidivas.
Palabras Clave: Queilite. Dimensão vertical. Lesões dos tecidos moles.
Cómo citar: Rosa APB, Araújo TSB, Freitas TD, Fenti MRM, Beneti IM. Tratamento de queilite angular: relato de caso clínico. Rev Dental Press Estét. 2015 jul-set;12(3):48-53.
sábado, 23 de noviembre de 2024 09:09