Jcdr

Resinas compostas nos últimos 10 anos – revisão da literatura. Parte 4: contração de polimerização e sensibilidade pós-operatória

Amanda Ribeiro Wobido, Igor Oliveiros Cardoso, Bruno Rodrigues Reis, Alexandre Coelho Machado e Paulo Vinícius Soares.

RESUMO: Introdução: esse é o quarto de seis artigos que abordam uma análise geral da literatura sobre resinas compostas nos últimos dez anos. A contração de polimerização faz parte do processo de fotopolimerização e pode gerar tensão de contração residual, que pode ser relacionada com microinfiltração, microtrincas, sensibilidade pós-operatória e cárie secundária. Assim, o objetivo da presente revisão de literatura foi reunir e sintetizar os dados de contração de polimerização de diferentes resinas compostas, além de discutir os resultados de sensibilidade pós-operatória de diversos estudos clínicos. Métodos: foi realizada uma busca na base de dados PubMed, por meio da qual foram selecionados 25 artigos sobre contração de polimerização e 24 artigos sobre sensibilidade pós-operatória. Resultados: a contração de polimerização, a tensão de contração e a contração pós-gel têm relação direta e são influenciadas por diversos fatores, como composição da resina, condições de polimerização e técnica restauradora. As resinas bulk fill apresentaram valores menores ou semelhantes aos das resinas convencionais, tanto para tensão de contração quanto para contração de polimerização. As resinas convencionais fluidas apre- sentaram os maiores valores para ambas as propriedades. A sensibilidade pós-operatória variou de 0 a 52%. No geral, não foi encontrada diferença no desempenho clínico das diferentes resinas e adesivos utilizados. Conclusão: as resinas bulk fill, em geral, apresentam menor contração de polimerização e, consequentemente, menor tensão de contração residual. A sensibilidade pós-operatória está relacionada com diversos fatores; dessa forma, para evitar tal desconforto, todos os passos da restauração devem ser cuidadosamente realizados.

Palabras Clave: Contração de polimerização, Resina composta, Sensibilidade pós-operatória.

Cómo citar: Wobido AR, Cardoso IO, Reis BR, Machado AC, Soares PV. Composite resin in the last 10 years – literature review. Part 4: polymerization shrinkage and postoperative sensitivity. J Clin Dent Res. 2019 Sep-Dec;16(3):22-54.

sábado, 28 de diciembre de 2024 08:41