Rcodp

Protocolo Compass-TA: novo método para avaliação tridimensional do torque e angulação dentária utilizando modelos digitais

Bruno Frazão Gribel, Priscila Vaz Ayub

Introdução / As seis chaves da oclusão normal, descritas por Lawrence Andrews em meados da década de 60, descrevemos parâmetros de inclinação e angulação normais individuais de cada dente. Objetivo / Diante dos avanços tecnológicos, esse artigo tem como objetivo descrever um novo método de mensuração tridimensional da inclinação e angulação de dentes, usando modelos digitais. / Métodos / Após escaneamento dos modelos (3Shape R700 – 3ShapeA/S, Copenhagen, Dinamarca), os arquivos foram importados para o software VistaDent 3D (Dentsply - Nova York,EUA), onde uma análise denominada C-TA foi criada utilizando um módulo de cefalometria tridimensional para avaliar a inclinação e angulação de cada um dos elementos dentários. Foram criados quatro pontos para cada um dos elementos dentários: ponto cervical (C), incisal (I), distal (D) e mesial (M); foram criadas duas linhas para cada um dos elementos dentários: linha MD (linha que une o ponto distal e o ponto mesial) e Linha CI (linha que une o ponto C com o Ponto I);foram criados dois planos oclusais, um para a arcada superior e outro para a inferior, e 2 planos perpendiculares para cada um dos elementos dentários: Plano MD (plano que passa pela linha MD e é perpendicular ao Plano Oclusal) ePlano CI (plano que passa pela linha CI e é perpendicular ao Plano MD). As medidas obtidas foram as seguintes: Torque(Vestibulolingual) = ângulo formado entre a linha CI e o plano MD; Angulação Mesiodistal = ângulo complementar formado entre o plano CI e o Plano Oclusal (OP). Para análise da reprodutibilidade do método, foram realizadas duas mensurações de 100 elementos dentários, por um mesmo examinador calibrado. / Resultados / O novo método introduzido mostrou excelente replicabilidade, sem diferenças estatisticamente significativas entre as duas medições realizadas, com erro casual relativamente pequeno (2,34 e 2,44) e alto índice de correlação (0,93 e 0,94), estatisticamente significativa. / Conclusões / A metodologia inovadora mostrou-se apta a reproduzir, de maneira iel, o mais importante estudo da Ortodontia referente à inclinação e angulação dentária. A excelente replicabilidade e simplicidade do método permite que seja empregado em pesquisas com modelos tridimensionais, descortinando os limites da movimentação e compensação dentária, bem como explicitando os valores da oclusão normal não tratada, em diferentes grupos étnico se padrões faciais.

Palabras Clave: Modelos digitais. Inclinação dentária. Angulação dentária.

Cómo citar: Gribel BF, Ayub PV. Protocolo Compass-TA: novo método para avaliação tridimensional do torque e angulação dentária utilizando modelos digitais. Rev Clín Ortod Dental Press. 2014 out-nov;13(5):31-8.

sábado, 23 de noviembre de 2024 09:05