Rcodp

Retratamento ortodôntico de paciente adulto com má oclusão de Classe II associado à ancoragem esquelética com miniplacas

Raniere Luiz Dos Santos Sousa, Ertty Silva, Fernanda Meloti, Mauricio De Almeida Cardoso

É consenso na literatura que a presença de pacientes adultos nos consultórios ortodônticos representa uma considerável demanda. Muitos desses já passaram pela experiência de um tratamento ortodôntico na adolescência ou juventude e necessitam de uma abordagem transdisciplinar devido às intercorrências nos dentes ou tecidos de suporte, muito comuns durante a vida, ou simplesmente porque o tratamento anterior não atingiu as metas terapêuticas desejadas. Nesse cenário, a Classe II também se apresenta como uma das más oclusões mais prevalentes e o seu tratamento já possui alguns protocolos validados na literatura. O objetivo desse artigo foi apresentar um caso clínico de retratamento ortodôntico em que o paciente apresentava uma relação canino e molar de Classe II no lado esquerdo, desvio de linha média superior e inferior para a esquerda, recessões gengivais generalizadas e lesões de abfração. O diagnóstico complementar foi realizado com o auxílio da tomografia computadorizada de feixe cônico e o tratamento ortodôntico, com ancoragem esquelética em quatro miniplacas. Foram realizadas restaurações estéticas logo após a remoção do aparelho e o paciente foi encaminhado para cirurgia periodontal de recobrimento radicular. Conclui-se, por meio desse artigo, que: a relação entre a Ortodontia e a Periodontia deve ir além do controle da placa bacteriana, correção de apinhamentos e movimentos dentários induzidos; que a tomografia computadorizada de feixe cônico é uma excelente ferramenta auxiliar no diagnóstico; e que as miniplacas permitem movimentações ortodônticas com maior intensidade e maior alcance de forças em quase toda a extensão da maxila e da mandíbula.

Palabras Clave: Má oclusão Classe II de Angle. Adulto. Retratamento. Tomografia.

Cómo citar: Sousa RLS, Silva E, Meloti F, Cardoso MA. Retratamento ortodôntico de paciente adulto com má oclusão de Classe II associado à ancoragem esquelética com miniplacas. Rev Clín Ortod Dental Press. 2019 Out-Nov;18(5):131-43.

sábado, 23 de noviembre de 2024 05:29