Rcodp

Conhecimento e conduta de ortodontistas sobre traumatismo dentoalveolar e movimentação ortodôntica em dentes traumatizados

Márcia Pereira PARREÃO, Paulo Diego SOUZA, Jurandir Antonio BARBOSA, Roberta Tarkany BASTING

INTRODUÇÃO: as principais causas de reabsorções dentárias estão relacionadas ao traumatismo dentoalveolar e ao tratamento ortodôntico. OBJETIVO: avaliar aspectos relacionados ao ensino, conhecimento e condutas dos ortodontistas cadastrados no Conselho Regional de Odontologia do estado do Maranhão (CRO-MA) sobre traumatismo dentoalveolar e movimentação ortodôntica em dentes traumatizados. MÉTODOS: estudo observacional realizado com aplicação de um questionário, apresentado por meio de formulário no Google Forms e enviado aos 173 ortodontistas cadastrados no CRO-MA. O questionário contemplava questões de diagnóstico, conduta e preocupação com o histórico de traumatismos, perfil acadêmico e ensino sobre movimentação ortodôntica diante de tal agravo. Os dados foram analisados por tabelas de distribuição de frequências (absolutas e relativas) e teste Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 27,74%. Apenas 25,0% (n=12) dos profissionais receberam ensino específico sobre movimentação ortodôntica em dentes traumatizados, e 77,1% (n=37) frequentaram algum outro curso de atualização em Ortodontia após a especialização. Ter frequentado outros cursos não necessariamente garantiu que o profissional tivesse recebido ensino sobre traumatismo (p=0,2475). Ter recebido ensino específico não foi garantia de que o profissional questionasse o histórico de traumatismos. Verificou-se que apresentar maior ou menor nível de formação acadêmica não influenciou no diagnóstico (p=0,8583) e na condução (p= 0,2578) dos casos. CONCLUSÃO: Os profissionais demonstraram conhecimento para diagnosticar traumatismos dentoalveolares, mas não se mostraram capazes de conduzir adequadamente o tratamento ortodôntico diante de tal intercorrência, independentemente do grau de formação acadêmica.

Palabras Clave: Traumatismos dentários. Técnicas de movimentação dentária. Ortodontia.

Cómo citar: Parreão MP, Souza PD, Barbosa JA, Basting RT. Knowledge and conduct of orthodontists on dentoalveolar trauma and orthodontic movement in traumatized teeth. Clin Orthod. 2020 Aug-Sept;19(4):122-31.

sábado, 23 de noviembre de 2024 06:04