Rcodp

Tratamento da mordida aberta anterior dentoalveolar com colagem indireta digital: relato de caso

Taís de Morais Alves da CUNHA, Gabriel Carlos Fonseca VILASBOAS, Inessa da Silva BARBOSA, Karolinne Kaila PALMA, Rodrigo Ferreira CARVALHO, Sérgio Freitas RIBEIRO

INTRODUÇÃO: A mordida aberta é uma má oclusão com expressivo comprometimento estético-funcional. Pode ter origem dentoalveolar ou apresentar envolvimento esquelético, sendo necessário correto diagnóstico para o adequado manejo clínico. É uma má oclusão de etiologia multifatorial, com elevado potencial de recidiva; entretanto, a abordagem multidisciplinar é capaz de diminuir o risco de instabilidade em longo prazo. OBJETIVO: Relatar o caso clínico de uma paciente adulta portadora de mordida aberta anterior dentoalveolar, no qual foi realizada a colagem indireta digital de aparelho ortodôntico autoligado. DESCRIÇÃO DO CASO: A paciente, com estética facial agradável, apresentava Classe I de Angle com apinhamento moderado, sobressaliência acentuada (7mm) e sobremordida negativa (-4mm), além de arco do sorriso invertido e linha do sorriso baixa. O tratamento foi realizado com expansão das arcadas dentárias e extrusão de dentes anteriores com mecânica de elásticos intermaxilares. RESULTADOS: Foi obtida oclusão mutuamente protegida, com sobressaliência e sobremordida adequadas, o que favoreceu a obtenção de harmonia na estética do sorriso. Não foi necessário acompanhamento fonoaudiológico no período de contenção, pois a paciente não apresentava interposição lingual. CONCLUSÃO: O caso obteve excelente resultado estético e funcional em tempo reduzido de tratamento. A colaboração do paciente, o correto diagnóstico e a realização da colagem indireta digital são fatores que podem contribuir para a eficiência do tratamento ortodôntico.

Palabras Clave: Mordida aberta. Ortodontia corretiva. Impressão tridimensional.

Cómo citar: Cunha TMA, Vilas-Boas GCF, Barbosa IS, Palma KK, Carvalho RF, Ribeiro SF. Dentoalveolar anterior open bite treatment with digital indirect bonding: case report. Clin Orthod. 2021 Feb-Mar;20(1):93-103.

viernes, 27 de diciembre de 2024 22:05