Dpjo

Atratividade do perfil facial: comparação de pacientes de Classe II tratados com Twin Force® e elásticos intermaxilares

Otávio Augusto POZZA, Rodrigo Hermont CANÇADO, Fabricio Pinelli VALARELLI, Karina Maria Salvatore FREITAS, Renata Cristina OLIVEIRA, Ricardo Cesar Gobbi de OLIVEIRA

Objetivo: Comparar a atratividade do perfil facial em pacientes Classe II tratados com Twin Force® ou elásticos intermaxilares. Métodos: A amostra foi composta por 47 pacientes Classe II divididos em dois grupos: G1 – Twin Force® (25 pacientes tratados com aparelhos fixos e o aparelho funcional Twin Force®; idade inicial média de 17,91 ± 7,13 anos, idade final média de 20,45 ± 7,18 anos, e tempo médio de tratamento de 2,53 ± 0,83 anos); G2 – Elásticos (22 pacientes tratados com apa- relhos fixos e elásticos intermaxilares de Classe II, idade inicial média de 15,87 ± 5,64 anos, idade final média de 18,63 ± 5,79 anos, e tempo médio de tratamento de 2,75 ± 0,60 anos). Foram usadas telerradiografias laterais pré- e pós-tratamento. As variáveis cefalométricas foram mensuradas, e silhuetas do perfil facial foram construídas e avaliadas por 48 leigos e 63 ortodontistas, que pontuaram a atratividade entre 0 (perfil menos atraente) e 10 (perfil mais atraente). As comparações intergrupos foram realizadas com os testes Mann-Whitney e t de Student para amostras independentes. Resultados: Na fase pré-tratamento, o perfil facial no grupo Twin Force® foi menos atrativo do que no grupo Elásticos. Os tratamentos com o Twin Force® ou com Elásticos de Classe II resultaram em atratividade semelhante do perfil facial, mas a convexidade facial foi mais reduzida no grupo Twin Force® . Os ortodontistas foram mais críticos do que os leigos. Conclusões: Apesar de os tratamentos com o Twin Force® ou com Elásticos de Classe II terem resultado em atratividade semelhante do perfil facial após o tratamento, a atratividade do perfil foi reduzida com o tratamento no grupo Elásticos e melhorou no grupo Twin Force® . A convexidade facial foi mais reduzida com o tratamento no grupo Twin Force® .

Palabras Clave: Má oclusão Classe II de Angle. Estudo comparativo. Estética.

Cómo citar: Pozza OA, Cançado RH, Valarelli FP, Freitas KMS, Oliveira RC, Oliveira RCG. Attractiveness of the facial profile: comparison of Class II patients treated with Twin Force® or intermaxillary elastics. Dental Press J Orthod. 2021;26(5):e212014.

jueves, 11 de agosto de 2022 05:06