Endo

Retratamento endodôntico e complementação cirúrgica em dente com fístula persistente: relato de caso

Flávia Carvalho SANTANA, Ricardo Silva ALVES, Renato Piai PEREIRA, Salatiel Ferraz Alves de SOUZA, Silvia Santos MELO, Rogério Vieira SILVA

Introdução: O preparo químico-mecânico representa uma etapa fundamental, pois promove a antissepsia do complexo sistema de canais radiculares, viabilizando um ambiente biológico favorável para o processo de cura e reparo dos tecidos periapicais. Porém, insucessos podem acontecer em dentes tratados e retratados endodonticamente, sendo a intervenção cirúrgica frequentemente indicada nesses casos. Relato do caso: Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, melanoderma, apresentou-se à clínica-escola de uma faculdade de Odontologia em um município baiano, com queixa principal de “aparecimento de bolha na gengiva e gosto amargo na boca”. Ao exame clínico, visualizou-se presença de restauração de resina composta nas faces mesial e palatina, bem como fístula intrabucal ativa na região de fundo de vestíbulo, próximo ao ápice do elemento #22. Por meio de exames clínico e radiográfico, testes de sensibilidade pulpar e rastreamento da fístula, foi estabelecido diagnóstico de tratamento endodôntico concluído, e periapical de abscesso apical crônico. Em seguida, houve indicação de retratamento endodôntico e duas sessões de medicação intracanal com hidróxido de cálcio, seguidas de uma intervenção cirúrgica exploratória. Resultados: O protocolo de tratamento proposto foi eficaz. Constatou-se sucesso clínico, com cicatrização da fístula intrabucal ativa, e radiográfico, com reparação dos tecidos periapicais, além do restabelecimento da estética e função dentária, com acompanhamento de 26 meses. O paciente encontra-se sob acompanhamento semestral. Conclusão: é necessário salientar a relevância de efetuar com segurança um planejamento e prognóstico endodôntico confiável e, igualmente, o acompanhamento do caso, com supervisão clínica e radiográfica periódica.

Palabras Clave: Endodontia. Obturação do canal radicular. Procedimentos cirúrgicos bucais.

Cómo citar: Santana FC, Alves RS, Pereira RP, Souza SFA, Melo SS, Silva RV. Endodontic retreatment and surgical complementation on a tooth with persistent fistula: case report. Dental Press Endod. 2021 May-Aug;11(2):76-83.

martes, 30 de noviembre de 2021 12:18