Endo

Molhabilidade de um cimento endodôntico à base de resina epóxi na dentina tratada com diferentes protocolos de quelação

Marcela Baraúna MAGNO, Maíra do PRADO, Renata A. SIMÃO, Kawanne Ferreira Moraes MEDEIROS, Patricia de Almeida RODRIGUES, Oscar Faciola PESSOA

Objetivo: Avaliar a molhabilidade do cimento AH Plus em contato com a dentina radicular após diferentes protocolos quelantes envolvendo ácido etidrônico (HEBP) e o EDTA. Métodos: Cinquenta e seis fatias de dentina radicular foram utilizadas e irrigadas com 5.25% de hipoclorito de sódio (NaOCl) ou com uma mistura de 5.25%NaOCl/18%HEBP para simular a irrigação durante o preparo químico-mecânico. As amostras irrigadas com NaOCl foram divididas em 5 grupos, de acordo com o agente quelante: G1- água destilada (AD); G2-17%EDTA; G3-17%EDTA+2.5%NaOCl; G4-18%HEBP; e G5-18%HEBP+2.5%NaOCl. As amostras irrigadas com a mistura de NaOCl/HEBP foram dividias em 2 grupos: G6-AD; G7-NaOCl/HEBP+2.5%- NaOCl. Todos os protocolos receberam irrigação de AD entre as substâncias irrigadoras e como lavagem final. O goniômetro Rame-Hart foi utilizado para mesurar o ângulo de contato entre a superfície da dentina radicular e o cimento. O teste estatístico Kruskal-Wallis e Dunn foram aplicados (p<0.05). Resultados: Os grupos onde a smear layer foi removida apresentaram menor ângulo de contato (p<0.05), com exceção do G7. O G6 apresentou o menor ângulo de contato do AH Plus, entretanto, a irrigação final com NaOCl (G7) aumentou significativamente o ângulo de contato. G2 e G4 apresentaram comportamento similar e a irrigação final com NaOCL (G3 e G4) não modificou a molhabilidade da dentina. Conclusão: O tratamento da dentina radicular com a mistura NaOCl/HEBP, quando usada como irrigante, conferiu boa molhabilidade desta superfície ao cimento AH Plus.

Palabras Clave: Irrigantes do canal radicular. Quelantes. Molhabilidade. Ácido Edético. Ácido Etidrônico.

Cómo citar: Magno MB, Prado M, Simão RA, Medeiros KFM, Rodrigues PA, Pessoa OF. Wettability of an epoxy resin-based root canal sealer on dentin treated with different chelating protocols. Dental Press Endod. 2021 Sept-Dec;11(3):24-30.

viernes, 28 de enero de 2022 22:15