Endo

Avaliação do número de canais radiculares de incisivos inferiores usando tomografia computadorizada de feixe cônico

Juliana de Moraes SOLDERA, Cesar Augusto Perini ROSAS, Alexandre Sigrist de MARTINS, Emílio Henrique Rocha Gonçalves FERREIRA, Carlos Eduardo da Silveira BUENO

Introdução: O estudo da anatomia da raiz e do canal radicular tem importância relevante para o tratamento endodôntico. Portanto, o conhecimento da morfologia do canal radicular é essencial para se realizar um tratamento que resulte em sucesso. No entanto, o profissional tem limitada informação desses conhecimentos, e um acesso difícil ao local de atuação. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo avaliar o número de canais de incisivos inferiores, visto que estudos realizados sobre o assunto apresentam uma alta taxa de incisivos inferiores com dois canais radiculares. Métodos: Para avaliar com detalhes a anatomia interna das raízes dos incisivos inferiores, foi utilizada a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) na observação dos canais radiculares, em dentes permanentes humanos. Foram analisadas 97 imagens tomográficas obtidas com um tomógrafo Orthopantomograph OP 300 (Instrumentarium, Tuusula, Finlândia) de pacientes que se submeteram ao exame por motivos diversos. Todos os grupos dentários foram avaliados individualmente, e sua morfologia interna foi determinada conforme a Classificação de Vertucci (1984). Resultados: Os resultados observados por meio do teste estatístico do qui-quadrado apresentaram maior frequência dos Tipos I e III (Classificação de Vertucci), em comparação aos outros tipos (p<0,001). Conclusão: Conclui-se que a TCFC é o recurso viável para auxiliar a prática endodôntica, especialmente em casos complexos, como a localização de canais radiculares. A ocorrência de mais de um canal em inci- sivos inferiores centrais e laterais foi de 23,71% nesse estudo realizado na população brasileira.

Palabras Clave: Anatomia. Tomografia computadorizada de feixe cônico. Incisivo.

Cómo citar: Soldera JM, Rosas CAP, Martins AS, Ferreira EHRG, Bueno CES. Evaluation of the number of root canals of mandibular incisors using cone beam computed tomography. Dental Press Endod. 2021 Sept-Dec;11(3):31-9.

viernes, 28 de enero de 2022 21:46