Endo

Uso do instrumento Reciproc Blue associado à terapia fotodinâmica: relato de caso

Rogério Vieira SILVA, Fernanda Lara Amaral Aguiar SANTOS, Thayse Pithon Quadros RAVAZZI, Clarissa Teles RODRIGUES, Renato Piai PEREIRA

Introdução: A presença de microrganismos é considerada a principal causa de insucesso da terapia endodôntica. Além disso, a anatomia interna dos dentes também representa um grande desafio para os endodontistas. Desse modo, lançar mão da tecnologia reduz tempo clínico e aumenta a chance de sucesso da terapia endodôntica. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi relatar um caso clínico com a utilização de instrumentação mecanizada e o sistema Reci- proc Blue associados à terapia fotodinâmica. Descrição: Paciente do sexo feminino, melanoderma, compareceu à clínica escola de uma faculdade de Odontologia apresentando duas fístulas intrabucais ativas na região de fundo de vestíbulo próxima aos ápices dos dentes #12 e #22. Após os exames clínicos, radiográficos, testes de sensibilidade e rastreamento de fístulas, estabeleceu-se o diagnóstico de necrose pulpar, sugestível de abscesso apical crônico dos incisivos laterais superiores. Resultados: O tratamento endodôntico dos dois elementos dentários foi realizado em sessão única, utilizando o instrumento Reciproc Blue em movimento reciprocante associado à terapia fotodinâmica. Após 30 dias da conclusão dos tratamentos endodônticos e restauradores, os dentes apresentavam-se assintomáticos e com cicatrização das fístulas intrabucais. Conclusão: O uso do sistema Reciproc Blue associado à terapia fotodinâmica foi eficaz. Constatou-se o sucesso clínico e radiográfico da terapêutica aplicada, verificando-se o restabelecimento da região periapical, com regressão da lesão radiograficamente e ausência de sinais clínicos e sintomas de infecção do canal radicular. O acompanhamento por tempo prolongado é necessário para se avaliar o total reparo da lesão periapical.

Palabras Clave: Endodontia. Fotoquimioterapia. Necrose da polpa dentária.

Cómo citar: Silva RV, Santos FLAA, Ravazzi TPQ, Rodrigues CT, Pereira RP. Use of the Reciproc Blue instrument associated with photodynamic therapy: case report. Dental Press Endod. 2021 Sept-Dec;11(3):66-74.

viernes, 28 de enero de 2022 22:52