Dpjo

Diagnóstico Ortodôntico em Relação Cêntrica: Comparação de Medidas Cefalométricas em Relação Cêntrica Obtida pela "TENS" com Medidas em Máxima Intercuspidação Habitual

Ivan Tadeu Pinheiro da SILVA, Fábio de Souza TELLES, Alexandre MORO

O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações cefalométricas ocorridas entre uma telerradiografia lateral em MIH e outra em RC obtida através do uso da TENS, realizadas em 71 pacientes. Com base na análise estatística, encontraramse os seguintes resultados: 1) Existe diferença significante entre RC e MIH na maioria de seis medidas comparadas; 2) Quando RC foi ajustada (RCA) eliminando- se a alteração na dimensão vertical, encontrou-se diferença estatisticamente significante em cinco de seis medidas para a maioria dos subgrupos estudados; 3) Quando se procurou saber qual subgrupo apresentou maior discrepância entre RCA e MIH constatou-se que: 3.1) não houve diferença significante entre nenhuma medida quando comparados os subgrupos normoclusão e Classe II nem quando comparados os subgrupos Classe I e Classe II; 3.2) o subgrupo de Classe I apresentou maior discrepância quando comparado com o subgrupo normoclusão para as medidas SNB e Plano Mandibular; 3.3) o subgrupo má-oclusão apresentou maior discrepância quando comparado com normoclusão para as medidas Eixo Facial e Plano Mandibular.

Palabras Clave: Ortodontia. Cefalometria. Posicão Miocêntrica. Cêntrica Neuromuscular. Diferença entre RC e MIH. Diagnóstico em Relação Cêntrica. TENS.

sábado, 23 de noviembre de 2024 08:49