Endo

Biocompatibilidade e tempo de presa do clinker do cimento Portland cinza, com ou sem sulfato de cálcio

Clovis Monteiro Bramante, Ramiro Marcelo Ortiz Oropeza, Gerson Francisco de Assis, Roberto Brandão Garcia, Marco Antônio Húngaro Duarte, Alexandre Silva Bramante, Norberti Bernardineli, Ivaldo Gomes de Moraes

Objetivo: avaliar a biocompatibilidade do clinker do cimento Portland cinza, sem e com 2% e 5% de sulfato de cálcio. Métodos: vinte e quatro ratos receberam implantes no tecido subcutâneo, de tubos de polietileno preenchidos com o pó do clinker do cimento Portland cinza, sem ou com 2% e 5% de sulfato de cálcio. Após 15, 30 e 60 dias da implantação, os animais foram mortos e os espécimes preparados para a análise microscópica. Os tempos de presa de cada material foram avaliados de acordo com as especificações n° C266-08 da ASTM. Os dados foram analisados pelos testes ANOVA e de Tukey, para o tempo de presa; e pelo de Kruskal-Wallis e de Dunn para a biocompatibilidade, com nível de significância de 5%. Resultados: histologicamente, não se constatou diferença estatística entre os materiais. Conclusão: o clinker sem sulfato de cálcio apresentou tempo de presa inicial de 5 min. e final de 55 min., seguido pelo clinker com 2% de sulfato de cálcio (8-95 min.) e pelo clinker com 5% de sulfato de cálcio (10-110 min.).

Palabras Clave: Agregado trióxido mineral. Clinker. Cimento Portland.

Cómo citar: Bramante CM, Oropeza RMO, de Assis GF, Garcia RB, Duarte MAH, Bramante AS, Bernardineli N, de Moraes IG. Biocompatibility and set- ting time of gray clinker of Portland cement with or without calcium sulfate. Dental Press Endod. 2012 July-Sept;2(3):21-6.

sábado, 23 de noviembre de 2024 02:03