Rcodp

Tratamento da má oclusão de Classe II, divisão 1, com Ortopedia Funcional removível e Ortodontia ixa: relato de caso e controle de cinco anos

Marcelo Chacon. José Fernando Castanha Henriques. Lucelma Vilela Pieri. Carlos Henrique Guimarães Jr. Rafael Pinelli Henriques. Donald Hugh Enlow*.

Recursos ortopédicos e ortodônticos, utilizados de forma associada, têm-se mostrado uma opção terapêutica eficiente no tratamento da má oclusão de Classe II, divisão 1, desde que o paciente ainda apresente um potencial de crescimento. Entretanto, as alterações nas relações esqueléticas, dentárias e tegumentares só podem ser consideradas satisfatórias, caso permaneçam estáveis. No referido artigo, é apresentado um tratamento combinado ortopédico/ortodôntico, numa má oclusão de Classe II, divisão 1, em paciente em fase de crescimento e desenvolvimento craniofacial, onde a má oclusão foi tratada em duas fases. Na primeira fase utilizou-se um aparelho ortopédico funcional removível, tipo Ativador por um ano, seguido de terapia ortodôntica ixa concomitantemente à contenção ativa com o ativador. Na fase inal, o tratamento foi complementado com elásticos de classe II, terminando essa fase ixa em 02 anos e 05 meses. Com isso, contabilizou-se um tempo total de tratamento combinado ortopédico/ortodôntico da Classe II, divisão 1, com 3 anos e 05 meses de tratamento. Os resultados foram satisfatórios, com adequação do trespasse horizontal e vertical, ajuste da relação molar, adequado selamento labial e obtenção de um bom peril, tendendo ao reto. Após 5 anos de remoção do aparelho ixo, foi realizado um controle, onde se veriicou manutenção dos resultados ortodônticos e faciais, com manutenção do peril reto, bom selamento labial passivo, trespasse vertical e horizontal adequados e relação de Classe I de Angle mantidos.

Palabras Clave: Má oclusão. Ortopedia. Ortodontia.

Cómo citar: Chacon M, Pieri LV, Henriques RP, Henriques JFC, Gimarães Jr. CH, Enlow DH. Tratamento da má oclusão de Classe II, divisão 1, com Ortopedia Funcional removível e Ortodontia ixa: relato de caso e controle de cinco anos. Rev Clín Ortod Dental Press. 2014 out-nov;13(5):80-90.

sábado, 28 de diciembre de 2024 14:55