Ana Paula Sandes BRAGANÇA, Francisco Xavier Paranhos Coêlho SIMÕES, Marcelo Sousa GOMES, Bruno Lima MINERVINO, Marcelo de Morais CURADO
INTRODUÇÃO: Em dentes reabilitados com resina acrílica, a presença de rugosidades, além de gerar desconforto, leva ao acúmulo de biofilme, tornando-se um potencial fator de risco para o surgimento de cáries e doenças periodontais. OBJETIVOS: o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a rugosidade superficial de uma resina acrílica autopolimerizável (resina acrílica autopolimerizável rosa, pó-líquido, JET, Campo Limpo Paulista/SP), considerando-se que esse tipo de resina é muito utilizado para confecção de aparelhos ortodônticos removíveis. MÉTODOS: Foram confeccionados 50 corpos de prova, divididos ao meio e, então, alocados em quatro grupos, sendo dois grupos experimentais (n = 25, cada) e dois grupos controle (n = 25, cada). Os dois grupos experimentais foram submetidos ao processo de acabamento com fresa de tungstênio e tiras de lixa, e ao processo de polimento com escova de pelos e mistura de pedra-pomes em pó e água; em seguida, sofreram polimento com roda de pano e uma mistura de pedra-pomes com água. Concluí- das essas etapas, somente um dos grupos experimentais sofreu polimento com disco de musseline e pó de branco de Espanha com água. Todos os grupos foram submetidos ao teste de rugosidade superficial. RESULTADOS: O valor bilateral encontrado de p foi igual a 0,03, comprovando significância estatística. CONCLUSÃO: O polimento com disco de musseline e branco de Espanha contribui para a diminuição da rugosidade superficial, podendo proporcionar maior controle do acúmulo de biofilme.
Palabras Clave: Resinas acrílicas. Aparelhos ortodônticos removíveis. Porosidade.
Cómo citar: Bragança APS, Simões FXPC, Gomes MS, Minervino BL, Curado MM. Estudo in vitro da rugosidade superficial de resina acrílica utilizada para confecção de aparelhos ortodônticos removíveis. Rev Clín Ortod Dental Press. 2020 Jun-Jul;19(3):95-103.
sábado, 28 de diciembre de 2024 00:21